Este Blog também é Teu !

Escola EB1/JI Eça de Queiroz - Rua Eça de Queiroz - Bairro de São Jorge - 2675-217 RAMADA - Telef.: 21 981 75 10 (Escola)

Ajuda-nos a mantê-lo actualizado - Envia as tuas sugestões para paisecaqueiros@gmail.com

Visita-nos, também, em www.facebook.com/apais.dequeiroz

17/03/2007

19 de Março - Dia do Pai


Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washington, teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe.
Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal, numa quinta no leste de Washington.
Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho. Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Nacional do Pai.
Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane. Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a comemorar-se um “dia do pai” e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um Dia do Pai a nível nacional. Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei.
A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.
Dia 19 de Março – Dia de S. José - foi a data escolhida pelos filhos portugueses para homenagear os seus pais.
Fonte: Educom

8 comentários:

Anónimo disse...

O que eu acho do dia internacional do Pai é que é um dia de comemoração para todos os pais do mundo, porque os pais é que nos deram vida mais a mãe.
Os pais são bons conpanheiros.
Há muitas coisas que os pais sabem fazer muitas coisas e que as mães não conseguem:
-Não sabem jogar à bola;
-não sabem jogar na Play Station 2;
- e muitas outras coisas.
É isto que eu penso do dia Internacional do Pai.

Guilherme André 4º Ano

Anónimo disse...

Dia do Pai

Pai, é aquele que me leva ao médico quando estou doente, me leva à escola de carro quando está a chover, me leva a passear para a mata, me dá uma sandes muito apetitosa.
Pai, é tudo isto e muito mais.
Emanuel 4º ano

Anónimo disse...

Com um blog tão interessante e educativo, não podia deixar de expressar os meus parabens por todo o trabalho desenvolvido pelos alunos e comunidade educativa desta escola.

Professora Isabel

Anónimo disse...

Neste dia tão especial, a todos os PAIS do Mundo aos e, em especial, aos da Escola Eça de Queirós, hoje e sempre um excelente dia.

Profª Helena

Anónimo disse...

O Dia do Pai é um dia maravilhoso onde os pais recebem todo o amor e carinho.
Os filhos dão presentes e os seus pais ficam muito contentes,simplesmente a sua mulher.
No Dia do Pai não se podem esquecer dum dia tao maravilhoso como este!
Eu adoro o Dia do Pai!
Que este ano seja um dia do Pai maravilhoso.


Tiago 4ª ano

Anónimo disse...

Eu acho que o Dia do Pai é importante, porque é mais um dia de alegria para, nós os filhos com os nossos pais.
Desejo aos Pais todos um feliz dia do Pai.

Cleiton,4º ano.

Anónimo disse...

O meu pai é muito especial para mim, porque:
- todos os dias brincamos;
-vamos passear algumas vezes;
- jogamos à bola e a minha mãe fica a ver.
Mas é muito divertido jogar à bola com o meu pai.

Luis 4ºano

Anónimo disse...

No DIA DO PAI, os filhos devem de dar muito carinho aos pais, porque os pais também são muito carinhosos sempre para os filhos.
Compram o que querem aos filhos, trabalham para comprar comida... Os pais brincam connosco às escondidas, à bola, à apanhada... Espero que todas as pessoas dêem muito carinho aos pais.

Gonçalo 4ºano.