Este Blog também é Teu !

Escola EB1/JI Eça de Queiroz - Rua Eça de Queiroz - Bairro de São Jorge - 2675-217 RAMADA - Telef.: 21 981 75 10 (Escola)

Ajuda-nos a mantê-lo actualizado - Envia as tuas sugestões para paisecaqueiros@gmail.com

Visita-nos, também, em www.facebook.com/apais.dequeiroz

10/10/2012

UTILIZAÇÃO DE CADEIRAS ELEVATÓRIAS PARA TRANSPORTE DE ALUNOS EM VEÍCULOS MUNICIPAIS:

Saída/2012/19994

Agrupamento de Escolas Vasco Santana


Exma. Sra. Diretora

Incumbe-me a Sra. Vereadora de informar que:
No que respeita à questão que tem vindo a ser colocada à Divisão de Desenvolvimento Socioeducativo, no que se prende com a obrigatoriedade de utilização de cadeira elevatória, aquando o transporte dos alunos dos Jardins de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico nas viaturas municipais, somos a informar que, nos encontramos a aguardar resposta ao pedido de parecer, dirigido pelos serviços da Câmara Municipal de Odivelas à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, no que respeita a esta matéria. Deste modo, logo que obtenhamos resposta da referida entidade, prestar-vos-emos toda a informação necessária.


Com os melhores cumprimentos,

A Vereadora
Por delegação e subdelegação de competências
da Sra. Presidente através do Despacho n.º 44/PRES/2011, de 03/01/2011

(M.ª Fernanda Franchi)

05/10/2012

TRANSPORTE ESCOLAR

Bom dia a tod@s,

Comunica-se decisão da Câmara Municipal de Odivelas acerca dos transportes escolares.

«No âmbito do programa de cedência de viaturas municipais aos Estabelecimentos de Ensino da rede pública do Concelho de Odivelas, a Câmara Municipal de Odivelas, através da Divisão de Desenvolvimento Socioeducativo, tem vindo a ser confrontada com a questão da conformidade legal dos autocarros

municipais, ou seja, se estes possuem os requisitos legais adequados ao transporte de crianças do Pré-Escolar e Ensino Básico do 1º Ciclo.

Esta questão prende-se com a utilização de cadeiras/bancos elevatórios, a par com o sistema de retenção de cintos, homologado para os autocarros.

Contactadas as forças de segurança (PSP e GNR), verificou-se que ambas as forças policiais divergem na interpretação das leis vigentes, uma vez que as mesmas são omissas em relação às autarquias. Nesse sentido, a Divisão de Desenvolvimento Socioeducativo solicitou parecer jurídico às entidades competentes (IMTT e ANSR), do qual ainda aguarda resposta.

Considerando o atrás exposto, no sentido de salvaguarda de todos aqueles que utilizam os autocarros da frota da Câmara Municipal de Odivelas (alunos, professores e assistentes operacionais), no âmbito do Programa de Apoio às Visitas de Estudo 2012/2013, vimos informar que, as visitas de estudo agendadas para o Pré-escolar e Ensino Básico de 1.º Ciclo no presente mês de Outubro, ficam canceladas.»