Este Blog também é Teu !

Escola EB1/JI Eça de Queiroz - Rua Eça de Queiroz - Bairro de São Jorge - 2675-217 RAMADA - Telef.: 21 981 75 10 (Escola)

Ajuda-nos a mantê-lo actualizado - Envia as tuas sugestões para paisecaqueiros@gmail.com

Visita-nos, também, em www.facebook.com/apais.dequeiroz

30/05/2008

Os nosso meninos ficam no Bairro de São Jorge...


Os nossos meninos vão ficar no Bairro de São Jorge, até à conclusão da nova escola!
Após algumas reuniões com várias entidades (Câmara Municipal de Odivelas, Junta de Freguesia da Ramada, Deputados Municipais, Assembleia Municipal, Agrupamento Vasco Santana) a Associação de Pais obteve da Câmara Municipal de Odivelas a garantia de que no próximo ano lectivo e até à conclusão das obras de construção da nova escola, irão ser colocados contentores na Rua Alexandre Herculano por forma a quer os nossos meninos não tenham que se deslocar para outra escola (no caso a Maria Costa, na Ponte da Bica) sem que fossem garantidos entre outros, os mesmos horários escolares.
Para que se perceba melhor o trabalho desenvolvido pela Associação aqui fica a cronologia dos factos:

" Dia 13 de Maio:
A Associação de pais da nossa escola reuniu hoje com o objectivo de tentar obter alguns esclarecimentos sobre a futura escola do Bairro de São Jorge e também qual o "futuro" dos nossos meninos durante o tempo em que a nova escola irá ser construida.
Para além de alguns dos elementos da Associação, estiveram também presentes: o Presidente da Junta de Freguesia da Ramada, Francisco Bartolomeu, a Vereadora da CDU na Câmara municipal de Odivelas, Maria Madalena Garcia, o 1º. Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas, Luís Martins e a assessora do Gabinete dos Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, Olga Taborda.
Foram nesta reunião colocadas algumas questões, sendo que no final o que de mais importante se reteve e que a Associação irá levar à reunião da Assembleia Municipal de Odivelas do próximo dia 15 de Maio tem a ver com duas questões essenciais:
- quando irá ter início a construção e qual o prazo para a conclusão da nova escola?
- se a Câmara Municipal de Odivelas se encontra disponível para colocar contentores para o normal exercício das aulas, na zona do antigo parque infantil do Bairro de São Jorge, durante o período em que as obras irão decorrer e até ao início do funcionamento das aulas na nova escola?
Estas serão duas das questões que a Associação de Pais irá colocar à Câmara Municipal, na próxima reunião da Assembleia Municipal de Odivelas, a ter lugar no próximo dia 15 de Maio, pelas 20h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória e para a qual apelamos para a presença de TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO!
Aproveitamos também para apelar à vossa presença, a de todos os pais e encarregados de educação, numa outra reunião, a de dia 20 de Maio, pelas 9h30, nos Paços do Concelho. Trata-se de uma reunião extraordinária da Câmara Municpal de Odivelas, onde mais uma vez a Associação de Pais irá solicitar uma resposta a esta e a outras questões.



"Dia 14 de Maio - Carta enviada à Assembleia Municipal de Odivelas:

Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas
Bairro de São Jorge, 14 de Maio de 2008
CC: Para Exmo. Sr. 1º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas
Assunto: Nova Escola E. B 1 Eça de Queirós - Ano Lectivo 2008/09
Exmos. Srs.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B. 1º Ciclo Eça de Queirós reuniu dia 13 de Maio de 2008 pelas 18h30 com o objectivo de obter esclarecimentos sobre a nova escola do Bairro de São Jorge e também sobre o Ano Lectivo 2008/2009 durante o tempo em que irá ser construída a nova escola.
Para além dos elementos da Associação de Pais e diversos Encarregados de Educação estiveram também presentes, o Presidente da Junta de Freguesia da Ramada, Francisco Bartolomeu, o 1º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas, Luis Martins, a Vereadora da CDU da Câmara Municipal de Odivelas, Maria Madalena Garcia e a Assessora do Gabinete dos Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, Olga Taborda.
Foram nesta reunião colocadas várias questões, pretendendo a Associação de Pais levar à reunião da Assembleia Municipal de Odivelas do próximo dia 15 de Maio duas questões essenciais:
- Quando têm inicio a construção da nova escola no Bairro de São Jorge e qual o prazo de conclusão?
- Caso a nova escola não esteja pronta a funcionar no início do Ano Lectivo 2008/2009 e uma vez que a nova escola vai ser construída no espaço da já existente, qual a disponibilidade da Câmara Municipal de Odivelas para arranjar o espaço do antigo parque infantil para a colocação de contentores garantindo o normal exercício das aulas (horários, refeitório e actividades extra-curriculares) até á conclusão e funcionamento em pleno na nova escola.
Na expectativa de vossas prezadas noticias, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B1 Eça de Queirós."



" Dia 16 de Maio:

A Associação de pais da nossa escola esteve ontem presente na reunião da Assembleia Municipal para obter respostas sobre a construção da nova escola do Bairro de São Jorge e sobre o funcionamento do Ano Lectivo 2008/09.
Para além de quase todos os elementos da Associação (6), estiveram também presentes mas em menor número alguns pais/avós.
Foram colocadas questões por cinco pessoas do nosso grupo, mas não obtivemos resposta imediata, estas questões e outras serão respondidas na próxima segunda-feira dia 19 de Maio ás 18h:30 pelo Vereador Sérgio Paiva Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odivelas o qual estava presente na reunião da Assembleia Municipal e pela Vereadora da Educação.
APELO PARA A PRESENÇA DE TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
A reunião vai ser no gabinete do Vereador Sergio Paiva:
Av.ª Amália Rodrigues, Nº 20- 5º piso, Urbanização da Ribeirada
Telf. 219320700 Fax.219332749
SOLICITO também que marquem presença na Reunião da Câmara Municipal de Odivelas dia 20 de Maio ás 9h:30.
Para que possamos estar presente nesta reunião terão que ser feitas inscrições dia 19de Maio.
Junto deixo contactos da CMOdivelas:
Telf. 219320000 Fax. 219344393
Esta informação vai ser entregue hoje após a hora de almoço a todos os alunos que estejam presentes na escola.
Obrigada a Todos,
Um Bom Fim-de-semana."



"Dia 16 de Maio:

A Associação de Pais da Escola E.B. 1º Ciclo Eça de Queirós esteve ontem presente na reunião da Assembleia Municipal com o objectivo de obter respostas sobre a construção da nova escola do Bairro de São Jorge e sobre o funcionamento do Ano Lectivo 2008/09.
Para além de elementos da Associação estiveram também presentes Pais e Encarregados de Educação.
Foram colocadas questões por cinco pessoas do nosso grupo, mas não obtivemos resposta imediata, estas questões e outras terão resposta na próxima segunda-feira dia 19 de Maio ás 18h:30 pelo Sr. Vereador Sérgio Paiva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, presente na reunião da Assembleia Municipal e pela Sr.ª Vereadora Fernanda Franchi responsável pela Educação.
Com os melhores cumprimentos,
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B. 1º Ciclo Eça de Queirós."



" Dia 20 de Maio:

Ontem a Associação de Pais e alguns Pais estiveram presentes na reunião com o Vereador Sérgio Paiva e a Vereadora Fernanda Franchi, após colocarmos algumas questões e dado que o nosso objectivo é a colocação de contentores numa área do Bairro de São Jorge, ficou a CMO pela representação destes dois vereadores de entrar em contacto connosco para marcação de uma nova reunião mas já com dados definidos do que vai ser feito, visto que não se conseguiu chegar ontem a nenhuma conclusão.
Esta reunião deverá ser na próxima semana, depois farei chegar informação correspondente (data/hora e local) após o contacto da CMO.
Hoje e conforme solicitei a todos os Pais e Encarregados de Educação que também estivessem presentes na comunicação enviada a 16 de Maio de 2008, dirigi-me á reunião da Câmara Municipal de Odivelas, onde novamente foi abordado o nosso problema desta vez pelo Vereador Ilídio Ferreira, onde tivemos finalmente uma resposta concreta, que foi a seguinte por parte do Vereador Sérgio Paiva que passo a indicar:
Os contentores fazem todo o sentido, iremos falar com a Associação de Pais numa nova reunião que iremos agendar, pois já ontem após a reunião que tivemos dirigimo-nos ao local e encontramos dois sítios possíveis para a colocação dos contentores, um do lado direito da escola e outro na Rua Alexandre Herculano.
Obrigada
Florbela Monteiro
Presidente da Associação de Pais."



" Dia 26 de Maio:

Olá, boa tarde a todos,
Conforme aguardávamos já tenho indicação de quando é a nova reunião com o Vereador Sérgio Paiva, venho assim solicitar a vossa presença dia 29 de Maio quinta-feira pelas 18h:30
A reunião vai ser no gabinete do Vereador Sergio Paiva:
Av.ª Amália Rodrigues, Nº 20- 5º piso, Urbanização da Ribeirada
Obrigada
Florbela Monteiro
Presidente da Associação de Pais"



" Dia 30 de Maio:

Ontem a Associação de Pais e alguns Encarregados de Educação estivemos reunidos novamente com Sr. Vereador Sérgio Paiva e foi nos dada a informação de que vão ser colocados contentores para o Ano Lectivo 2008/09, na Rua Alexandre Herculano do Bairro de São Jorge, pelo período em que estiver a ser construída a nova escola.
A todos que nos ouviram, apoiaram e ajudaram em todo este processo o nosso MUITO OBRIGADO.
Com os melhores cumprimentos,
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B. 1º Ciclo Eça de Queirós."

13/05/2008

Provas de Aferição...


Fica mais uma informação que nos foi enviada pelas professoras dos nosso meninos e que tem a ver com as Provas de Aferição do 4º ano de escolaridade.

Informação 32- 13/05/08

Exmºs Encarregados de Educação,
Vimos, por este meio, informar que vão realizar-se as Provas de Aferição do 4º ano de escolaridade:
16 de Maio- Língua Portuguesa
20 de Maio- Matemática
Nestes dias não haverá aulas para os alunos do 1º, 2º e 3º ano de escolaridade, no período da manhã.
Neste dias, também, não haverá serviço de refeitório.
As aulas e Actividades Extra-Curriculares decorrerão com normalidade, no período da tarde, ou seja, entre as 13.15 e as 17.15.
Com os melhores cumprimentos.
As Professoras

Reunião da Associação...


A Associação de pais da nossa escola reuniu hoje com o objectivo de tentar obter alguns esclarecimentos sobre a futura escola do Bairro de São Jorge e também qual o "futuro" dos nossos meninos durante o tempo em que a nova escola irá ser construida.
Para além de alguns dos elementos da Associação, estiveram também presentes: o Presidente da Junta de Freguesia da Ramada, Francisco Bartolomeu, a Vereadora da CDU na Câmara municipal de Odivelas, Maria Madalena Garcia, o 1º. Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas, Luís Martins e a assessora do Gabinete dos Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, Olga Taborda.
Foram nesta reunião colocadas algumas questões, sendo que no final o que de mais importante se reteve e que a Associação irá levar à reunião da Assembleia Municipal de Odivelas do próximo dia 15 de Maio tem a ver com duas questões essenciais:

- quando irá ter início a construção e qual o prazo para a conclusão da nova escola?

- se a Câmara Municipal de Odivelas se encontra disponível para colocar contentores para o normal exercício das aulas, na zona do antigo parque infantil do Bairro de São Jorge, durante o período em que as obras irão decorrer e até ao início do funcionamento das aulas na nova escola?

Estas serão duas das questões que a Associação de Pais irá colocar à Câmara Municipal, na próxima reunião da Assembleia Municipal de Odivelas, a ter lugar no próximo dia 15 de Maio, pelas 20h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória e para a qual apelamos para a presença de TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO!

Aproveitamos também para apelar à vossa presença, a de todos os pais e encarregados de educação, numa outra reunião, a de dia 20 de Maio, pelas 9h30, nos Paços do Concelho. Trata-se de uma reunião extraordinária da Câmara Municpal de Odivelas, onde mais uma vez a Associação de Pais irá solicitar uma resposta a esta e a outras questões.

03/05/2008

Dia da Mãe - uma história...

Domingo 4 de Maio - Dia da Mãe


Este domingo, 4 de Maio, comemora-se o Dia da Mãe.
A este propósito, aqui fica a história do dia da mãe:

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

No Brasil a  introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921.

A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.

Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

(Fonte: Guia dos Curiosos (Marcelo Duarte) - Portugal)