Este Blog também é Teu !

Escola EB1/JI Eça de Queiroz - Rua Eça de Queiroz - Bairro de São Jorge - 2675-217 RAMADA - Telef.: 21 981 75 10 (Escola)

Ajuda-nos a mantê-lo actualizado - Envia as tuas sugestões para paisecaqueiros@gmail.com

Visita-nos, também, em www.facebook.com/apais.dequeiroz

24/10/2008

Ementa semanal - 27 a 31 de Outubro


Podem consultar aqui a ementa semanal dos nossos meninos.
Assim e para a semana, de 27 a 31 de Outubro, aqui fica ela:


Dia 27 – 2ª.feira:

Sopa: Creme de alho francês
Prato: Frango guisado com esparguete e salada de alface
Sobremesa: Iogurte de aromas


Dia 28 – 3ª.feira:

Sopa: Feijão verde
Prato: Rissóis de peixe com arroz de ervilhas e salada mista
Sobremesa: Fruta da época


Dia 29 – 4ª.feira:

Sopa: Creme de cenoura
Prato: Lombo de porco assado com massa espiral e salada de tomate
Sobremesa: Gelatina de pêssego


Dia 30 – 5ª.feira:

Sopa: Feijão branco com lombardo
Prato: Saladinha camponesa de atum
Sobremesa: Fruta da época


Dia 31 - 6ª.feira:

Sopa: Juliana
Prato: Arroz de pato com cenoura e lombardo
Sobremesa: Fruta da época


Agora, só nos resta desejar que tenham: BOM APETITE!

24/09/2008

Manuais Escolares...


A propósito dos Manuais Escolares para este ano lectivo de 2008-2009, deixamos aqui uma informação da nossa Associação, para a qual agradecemos a vossa atenção:


Assunto: Manuais Escolares

Caros Pais e Encarregados de Educação,

Venho por este meio informar-vos que os manuais escolares são oferecidos este ano lectivo 2008/2009 pela Câmara Municipal de Odivelas, mais informo que as fichas que sejam vendidas em separado dos manuais terão que ser adquiridas pelos Encarregados de Educação.

As crianças que tenham Acção Social Escolar (ASE) vão ter apoio por parte da Câmara Municipal de Odivelas para comprarem as fichas, este apoio é enviado para o Agrupamento de escolas que depois o fará chegar aos Encarregados de Educação dos alunos.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,


Associação de Pais e Encarregados de Educação EB 1 Eça de Queirós

Bairro de São Jorge, 24 de Setembro de 2008

22/09/2008

Começaram as aulas na nossa escolinha...


Hoje, dia 22 de Setembro, começaram as aulas na nossa escolinha...
Apesar de algum atraso e também mais uma vez, com a preciosa colaboração de alguns pais e encarregados de educação, que ontem, domingo, estiveram a proceder a alguma limpezas para que a escola pudesse abrir hoje, as nossas crianças lá iniciaram o ano lectivo de 2008/2009.

Agora, para além de desejar mais uma vez UM BOM ANO LECTIVO, resta-nos aguardar pelo início da construção da nossa NOVA ESCOLA NO BAIRRO DE SÃO JORGE.

16/09/2008

Comunicado da Junta de Freguesia da Ramada...

Recebemos da Junta de Freguesia da Ramada um comunicado sobre o atraso do início das aulas na nossa escola e que aqui publicamos...


12/09/2008

Início da aulas...MUITO IMPORTANTE!


A propósito do início das aulas na nossa escolinha provisória deixamos aqui uma informação que nos foi remetida pelo Agrupamento de Escolas Vasco Santana:


"INFORMAÇÃO

Por motivos que nos são alheios, o espaço onde provisoriamente funcionará a escola, só se encontrará com as condições necessárias ao início das actividades lectivas no próximo dia 22 de Setembro.
Para que os alunos não fiquem privados de aulas, as professoras leccionarão, durante a semana de 15 a 19, na E.B.1 Professora Maria Costa (Ponte da Bica).

Os Encarregados de Educação que optem pela alternativa apresentada, deverão contactar a Escola Professora Maria Costa, telefone 21 934 24 51, para efeitos de organização e contabilização dos almoços.

Ramada, 12 de Setembro de 2008
O Conselho Executivo
"

Abertura do Ano Lectivo 2008-2009...


O início oficial do ano lectivo 2008-2009 foi assinalado pela Câmara Municipal de Odivelas, numa festa/cerimónia, que teve lugar na escola EB1/JI D. Dinis, em Odivelas.
A Associação de Pais da nossa escola não quis faltar ao momento, e fez-se representar nesta iniciativa.
A destacar desta iniciativa o facto de que, pela primeira vez, os mais de cinco mil alunos do 1º Ciclo recebem da Câmara Municipal os manuais escolares.
Transcrevemos aqui uma notícia publicada no site da Câmara Municipal de Odivelas, em (www.cm-odivelas.pt) e datada de 09 de Setembro:

"A abertura do novo ano escolar teve lugar ontem, na EB1/JI D. Dinis, em Odivelas, com um momento especial: a entrega dos manuais escolares aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública do Concelho de Odivelas. Pela primeira vez, os mais de cinco mil alunos do 1º Ciclo recebem da Câmara Municipal os manuais escolares.

Para assinalar esta entrega, estiveram presentes alunos das 30 escolas da rede pública. E, como já é tradição desta cerimónia, decorreu a recepção aos Agentes Educativos e a Homenagem aos Professores Aposentados, das Escolas Básicas do 1º Ciclo e Jardins-de-Infância do Concelho, níveis educativos sobre os quais o Poder Local tem responsabilidades.

Na intervenção que fez no decorrer da sessão, a Presidente da Câmara destacou a oferta dos manuais escolares, mais um investimento significativo que se está a realizar a nível educativo e que se enquadra na estratégia de desenvolvimento local que a Autarquia está a desenvolver. Por outro lado, Susana Amador referiu o alcance da medida, uma vez que também representa um apoio às famílias, nomeadamente a nível financeiro.

O momento serviu ainda para homenagear o trabalho desenvolvido pelos Vigilantes Patrulheiros, que todos os dias, no decorrer do ano lectivo, ajudam as crianças das escolas do concelho a circular com segurança nas imediações do seu local de ensino. Foi uma tarde bastante animada que, além de reconhecer o empenho e dedicação dos vários agentes em prol da Educação, contou com vários momentos musicais, a cargo dos pequenos cantores da banda New Kids, tendo o comediante Miguel Sete-Estacas encerrado a sessão."


Nas fotos podemos ver:
Foto 2 - representantes da nossa Associação de Pais, na 2ª. fila

e na foto 1 - os nossos meninos - Carolina Ramos e Tomás Real a receberem os seus livros por parte das entidades oficiais (na foto e da esquerda para a direita - Ricardo Anjos-Feira Nova Odivelas Parque / Fernanda Franchi-Vereadora da C.M Odivelas) / Susana Amador-Presidente da C.M.Odivelas e Márcia Jacques-em representação do OdivelasParque).

Estamos de regresso ao "trabalho"...


Após as férias também nós estamos de regresso aqui ao nosso blog.
Por isso e antes de mais, em nome da Associação de Pais queremos desejar as maiores felicidades aos alunos, professores, auxiliares, pais e encarregados de educação da nossa escolinha, neste regresso para mais um ano lectivo.

11/08/2008

" Magalhães" vai chegar a 500 mil crianças...


Após algum tempo de "férias", estamos de regresso com a actualização do nosso blog.
Por isso achámos oportuno e interessante deixar aqui esta notícia retirada do site Portal do Governo:

"Plano Tecnológico: e.escolinha coloca 500 mil computadores no primeiro ciclo
2008-07-30"

Meio milhão de alunos do primeiro ciclo do ensino básico vai receber computadores portáteis com acesso à internet, no âmbito do novo programa e.escolhinha - no quadro do Plano Tecnológico -, anunciou o Primeiro-Ministro(PM) em Lisboa, a 30 de Julho. O computador, chamado Magalhães, será o primeiro computador portátil com acesso à Internet montado em Portugal. «O programa e.escolinha visa que todas as crianças tenham acesso ao computador Magalhães», afirmou José Sócrates.

O PM referiu que se trata de «um computador de última geração tecnológica - nomeadamente o último micro-processador da Intel -, pensado para as crianças, para resistir melhor ao choque e aos líquidos»; «no fundo, é um computador para as crianças e para todos, é para ser utilizado dos sete aos 77 anos». O computador Magalhães será gratuito para os alunos que estejam inscritos no primeiro escalão da acção social escolar e custará 20 euros para as crianças do segundo escalão da acção social escolar. Para os alunos não abrangidos pela acção social escolar, custará 50 euros. Os primeiros Magalhães deverão ser entregues nas escolas já em Setembro.

O computador Magalhães será fabricado em Matosinhos pelo consórcio JP Sá Couto-Prológica, em parceria com a multinacional Intel, e poderá ser exportado para a África, a América Latina e a Europa, disse Luís Cabrita, da Prológica. Numa primeira fase, a máquina será produzida na actual fábrica da JP Sá Couto, em Matosinhos, estando prevista a construção de uma nova unidade de fabrico. O Magalhães é um computador portátil que permite o acesso à Internet, tem uma autonomia de seis horas, é resistente ao choque e à água e trabalha com qualquer sistema operativo, segundo João Paulo Sá Couto.

O novo computador é baseado na segunda versão Classmate da Intel, um portátil desenvolvido especificamente para o mercado da educação pela multinacional norte-americana. Na primeira fase de produção, 30% da tecnologia do novo computador será nacional, mas até ao final do ano o Magalhães deverá incorporar apenas tecnologia nacional, com excepção do microprocessador, que será da Intel.

A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, explicou que serão as escolas a tomar a iniciativa de identificar os alunos interessados em aderir ao programa e.escolinhas. Posteriormente, os computadores serão entregues nos estabelecimentos de ensino, que os farão chegar a cada aluno previamente identificado. No programa e.escolinha, ao contrário do que acontece no programa e.escola, a opção de ligação à Internet é facultativa.

O Primeiro-Ministro anunciou também que o Governo vai investir 400 milhões de euros na área da Educação nos próximos sete meses, nomeadamente na instalação de Internet em todas as salas de aulas: «queremos que em todas as salas de aula haja Internet», sublinhou. Além disto, a velocidade da banda larga nas escolas será aumentada para um mínimo de 48 megabites por segundo, será instalada uma rede de vídeo-vigilância nas escolas para aumentar a segurança e criado um novo cartão estudante, «para acabar com o dinheiro nas escolas». «O maior investimento nos próximos sete meses será na Educação», salientou.


Já agora e porque é sempre bom referimos quem nos vai fazendo chegar algumas "dicas" para o nosso blog... mais uma vez o nosso obrigado, Prof. Helena!

08/06/2008

Poesia...


Aqui ficam alguns poemas dos nossos meninos...

"O céu é azul, Azul é a cor da caneta.
A caneta é bonita, Bonita é o que as meninas são.
São casas bonita e giras, Será, será a roda do carro.
Carro é uma máquina que existe, Existem muitos telefones.

Bruno Monteiro,7 anos."


" O céu é azul, Azul como o mar.
O mar é líquido, Líquido como a água.
A água é doce, Doce como chocolate.
O chocolate é castanho, Castanho como terra.
A terra é ondulada, Ondulada como a folha de papel!

Daniel Parrinha, 7 anos."


"O céu é azul, Azul como o mar, Líquido como a terra molhada.
Molhado como o gelo derretido, Derretido como o chocolate.
O chocolate é doce, Doce como o açúcar.

Iuri Rim, 7 anos."


A palmeira é verde, verde é a alface.
A alface é doce, doce como açúcar, o açúcar é branco.
Branco como a neve, a neve é fria.
Fria como o gelo!

Diogo Sequeira, 7 anos."

07/06/2008

Solidariedade – entrega de pijamas


Deixamos aqui um pedido da nossa Associação de Pais, para o qual agradecemos a vossa melhor atenção:

"Ontem tivemos conhecimento que existe uma angariação de pijamas para crianças que estão a fazer tratamento no IPO, muitas destas crianças vivem longe, e para poderem efectuar tratamentos diários são colocadas em casas da Acreditar.
Solicito desta forma a todos os Pais e Encarregados de Educação que queiram ajudar, a fazerem a entrega de pijamas na escola para que os possamos entregar na próxima quinta-feira dia 12 de Junho de 2008.
Não é necessário que sejam pijamas novos, desde que estejam em boas condições poderão ser até aqueles que já não servem aos nossos filhos e que até estão a ocupar espaço no armário lá de casa.
CONTAMOS COM A VOSSA AJUDA PARA UMA BOA CAUSA."


Com os melhores cumprimentos,
A Associação de Pais
Bairro de São Jorge, 06 de Junho de 2008.

30/05/2008

Os nosso meninos ficam no Bairro de São Jorge...


Os nossos meninos vão ficar no Bairro de São Jorge, até à conclusão da nova escola!
Após algumas reuniões com várias entidades (Câmara Municipal de Odivelas, Junta de Freguesia da Ramada, Deputados Municipais, Assembleia Municipal, Agrupamento Vasco Santana) a Associação de Pais obteve da Câmara Municipal de Odivelas a garantia de que no próximo ano lectivo e até à conclusão das obras de construção da nova escola, irão ser colocados contentores na Rua Alexandre Herculano por forma a quer os nossos meninos não tenham que se deslocar para outra escola (no caso a Maria Costa, na Ponte da Bica) sem que fossem garantidos entre outros, os mesmos horários escolares.
Para que se perceba melhor o trabalho desenvolvido pela Associação aqui fica a cronologia dos factos:

" Dia 13 de Maio:
A Associação de pais da nossa escola reuniu hoje com o objectivo de tentar obter alguns esclarecimentos sobre a futura escola do Bairro de São Jorge e também qual o "futuro" dos nossos meninos durante o tempo em que a nova escola irá ser construida.
Para além de alguns dos elementos da Associação, estiveram também presentes: o Presidente da Junta de Freguesia da Ramada, Francisco Bartolomeu, a Vereadora da CDU na Câmara municipal de Odivelas, Maria Madalena Garcia, o 1º. Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas, Luís Martins e a assessora do Gabinete dos Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, Olga Taborda.
Foram nesta reunião colocadas algumas questões, sendo que no final o que de mais importante se reteve e que a Associação irá levar à reunião da Assembleia Municipal de Odivelas do próximo dia 15 de Maio tem a ver com duas questões essenciais:
- quando irá ter início a construção e qual o prazo para a conclusão da nova escola?
- se a Câmara Municipal de Odivelas se encontra disponível para colocar contentores para o normal exercício das aulas, na zona do antigo parque infantil do Bairro de São Jorge, durante o período em que as obras irão decorrer e até ao início do funcionamento das aulas na nova escola?
Estas serão duas das questões que a Associação de Pais irá colocar à Câmara Municipal, na próxima reunião da Assembleia Municipal de Odivelas, a ter lugar no próximo dia 15 de Maio, pelas 20h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória e para a qual apelamos para a presença de TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO!
Aproveitamos também para apelar à vossa presença, a de todos os pais e encarregados de educação, numa outra reunião, a de dia 20 de Maio, pelas 9h30, nos Paços do Concelho. Trata-se de uma reunião extraordinária da Câmara Municpal de Odivelas, onde mais uma vez a Associação de Pais irá solicitar uma resposta a esta e a outras questões.



"Dia 14 de Maio - Carta enviada à Assembleia Municipal de Odivelas:

Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas
Bairro de São Jorge, 14 de Maio de 2008
CC: Para Exmo. Sr. 1º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas
Assunto: Nova Escola E. B 1 Eça de Queirós - Ano Lectivo 2008/09
Exmos. Srs.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B. 1º Ciclo Eça de Queirós reuniu dia 13 de Maio de 2008 pelas 18h30 com o objectivo de obter esclarecimentos sobre a nova escola do Bairro de São Jorge e também sobre o Ano Lectivo 2008/2009 durante o tempo em que irá ser construída a nova escola.
Para além dos elementos da Associação de Pais e diversos Encarregados de Educação estiveram também presentes, o Presidente da Junta de Freguesia da Ramada, Francisco Bartolomeu, o 1º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas, Luis Martins, a Vereadora da CDU da Câmara Municipal de Odivelas, Maria Madalena Garcia e a Assessora do Gabinete dos Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, Olga Taborda.
Foram nesta reunião colocadas várias questões, pretendendo a Associação de Pais levar à reunião da Assembleia Municipal de Odivelas do próximo dia 15 de Maio duas questões essenciais:
- Quando têm inicio a construção da nova escola no Bairro de São Jorge e qual o prazo de conclusão?
- Caso a nova escola não esteja pronta a funcionar no início do Ano Lectivo 2008/2009 e uma vez que a nova escola vai ser construída no espaço da já existente, qual a disponibilidade da Câmara Municipal de Odivelas para arranjar o espaço do antigo parque infantil para a colocação de contentores garantindo o normal exercício das aulas (horários, refeitório e actividades extra-curriculares) até á conclusão e funcionamento em pleno na nova escola.
Na expectativa de vossas prezadas noticias, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B1 Eça de Queirós."



" Dia 16 de Maio:

A Associação de pais da nossa escola esteve ontem presente na reunião da Assembleia Municipal para obter respostas sobre a construção da nova escola do Bairro de São Jorge e sobre o funcionamento do Ano Lectivo 2008/09.
Para além de quase todos os elementos da Associação (6), estiveram também presentes mas em menor número alguns pais/avós.
Foram colocadas questões por cinco pessoas do nosso grupo, mas não obtivemos resposta imediata, estas questões e outras serão respondidas na próxima segunda-feira dia 19 de Maio ás 18h:30 pelo Vereador Sérgio Paiva Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odivelas o qual estava presente na reunião da Assembleia Municipal e pela Vereadora da Educação.
APELO PARA A PRESENÇA DE TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
A reunião vai ser no gabinete do Vereador Sergio Paiva:
Av.ª Amália Rodrigues, Nº 20- 5º piso, Urbanização da Ribeirada
Telf. 219320700 Fax.219332749
SOLICITO também que marquem presença na Reunião da Câmara Municipal de Odivelas dia 20 de Maio ás 9h:30.
Para que possamos estar presente nesta reunião terão que ser feitas inscrições dia 19de Maio.
Junto deixo contactos da CMOdivelas:
Telf. 219320000 Fax. 219344393
Esta informação vai ser entregue hoje após a hora de almoço a todos os alunos que estejam presentes na escola.
Obrigada a Todos,
Um Bom Fim-de-semana."



"Dia 16 de Maio:

A Associação de Pais da Escola E.B. 1º Ciclo Eça de Queirós esteve ontem presente na reunião da Assembleia Municipal com o objectivo de obter respostas sobre a construção da nova escola do Bairro de São Jorge e sobre o funcionamento do Ano Lectivo 2008/09.
Para além de elementos da Associação estiveram também presentes Pais e Encarregados de Educação.
Foram colocadas questões por cinco pessoas do nosso grupo, mas não obtivemos resposta imediata, estas questões e outras terão resposta na próxima segunda-feira dia 19 de Maio ás 18h:30 pelo Sr. Vereador Sérgio Paiva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, presente na reunião da Assembleia Municipal e pela Sr.ª Vereadora Fernanda Franchi responsável pela Educação.
Com os melhores cumprimentos,
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B. 1º Ciclo Eça de Queirós."



" Dia 20 de Maio:

Ontem a Associação de Pais e alguns Pais estiveram presentes na reunião com o Vereador Sérgio Paiva e a Vereadora Fernanda Franchi, após colocarmos algumas questões e dado que o nosso objectivo é a colocação de contentores numa área do Bairro de São Jorge, ficou a CMO pela representação destes dois vereadores de entrar em contacto connosco para marcação de uma nova reunião mas já com dados definidos do que vai ser feito, visto que não se conseguiu chegar ontem a nenhuma conclusão.
Esta reunião deverá ser na próxima semana, depois farei chegar informação correspondente (data/hora e local) após o contacto da CMO.
Hoje e conforme solicitei a todos os Pais e Encarregados de Educação que também estivessem presentes na comunicação enviada a 16 de Maio de 2008, dirigi-me á reunião da Câmara Municipal de Odivelas, onde novamente foi abordado o nosso problema desta vez pelo Vereador Ilídio Ferreira, onde tivemos finalmente uma resposta concreta, que foi a seguinte por parte do Vereador Sérgio Paiva que passo a indicar:
Os contentores fazem todo o sentido, iremos falar com a Associação de Pais numa nova reunião que iremos agendar, pois já ontem após a reunião que tivemos dirigimo-nos ao local e encontramos dois sítios possíveis para a colocação dos contentores, um do lado direito da escola e outro na Rua Alexandre Herculano.
Obrigada
Florbela Monteiro
Presidente da Associação de Pais."



" Dia 26 de Maio:

Olá, boa tarde a todos,
Conforme aguardávamos já tenho indicação de quando é a nova reunião com o Vereador Sérgio Paiva, venho assim solicitar a vossa presença dia 29 de Maio quinta-feira pelas 18h:30
A reunião vai ser no gabinete do Vereador Sergio Paiva:
Av.ª Amália Rodrigues, Nº 20- 5º piso, Urbanização da Ribeirada
Obrigada
Florbela Monteiro
Presidente da Associação de Pais"



" Dia 30 de Maio:

Ontem a Associação de Pais e alguns Encarregados de Educação estivemos reunidos novamente com Sr. Vereador Sérgio Paiva e foi nos dada a informação de que vão ser colocados contentores para o Ano Lectivo 2008/09, na Rua Alexandre Herculano do Bairro de São Jorge, pelo período em que estiver a ser construída a nova escola.
A todos que nos ouviram, apoiaram e ajudaram em todo este processo o nosso MUITO OBRIGADO.
Com os melhores cumprimentos,
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B. 1º Ciclo Eça de Queirós."

13/05/2008

Provas de Aferição...


Fica mais uma informação que nos foi enviada pelas professoras dos nosso meninos e que tem a ver com as Provas de Aferição do 4º ano de escolaridade.

Informação 32- 13/05/08

Exmºs Encarregados de Educação,
Vimos, por este meio, informar que vão realizar-se as Provas de Aferição do 4º ano de escolaridade:
16 de Maio- Língua Portuguesa
20 de Maio- Matemática
Nestes dias não haverá aulas para os alunos do 1º, 2º e 3º ano de escolaridade, no período da manhã.
Neste dias, também, não haverá serviço de refeitório.
As aulas e Actividades Extra-Curriculares decorrerão com normalidade, no período da tarde, ou seja, entre as 13.15 e as 17.15.
Com os melhores cumprimentos.
As Professoras

Reunião da Associação...


A Associação de pais da nossa escola reuniu hoje com o objectivo de tentar obter alguns esclarecimentos sobre a futura escola do Bairro de São Jorge e também qual o "futuro" dos nossos meninos durante o tempo em que a nova escola irá ser construida.
Para além de alguns dos elementos da Associação, estiveram também presentes: o Presidente da Junta de Freguesia da Ramada, Francisco Bartolomeu, a Vereadora da CDU na Câmara municipal de Odivelas, Maria Madalena Garcia, o 1º. Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Odivelas, Luís Martins e a assessora do Gabinete dos Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, Olga Taborda.
Foram nesta reunião colocadas algumas questões, sendo que no final o que de mais importante se reteve e que a Associação irá levar à reunião da Assembleia Municipal de Odivelas do próximo dia 15 de Maio tem a ver com duas questões essenciais:

- quando irá ter início a construção e qual o prazo para a conclusão da nova escola?

- se a Câmara Municipal de Odivelas se encontra disponível para colocar contentores para o normal exercício das aulas, na zona do antigo parque infantil do Bairro de São Jorge, durante o período em que as obras irão decorrer e até ao início do funcionamento das aulas na nova escola?

Estas serão duas das questões que a Associação de Pais irá colocar à Câmara Municipal, na próxima reunião da Assembleia Municipal de Odivelas, a ter lugar no próximo dia 15 de Maio, pelas 20h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Quinta da Memória e para a qual apelamos para a presença de TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO!

Aproveitamos também para apelar à vossa presença, a de todos os pais e encarregados de educação, numa outra reunião, a de dia 20 de Maio, pelas 9h30, nos Paços do Concelho. Trata-se de uma reunião extraordinária da Câmara Municpal de Odivelas, onde mais uma vez a Associação de Pais irá solicitar uma resposta a esta e a outras questões.

03/05/2008

Dia da Mãe - uma história...

Domingo 4 de Maio - Dia da Mãe


Este domingo, 4 de Maio, comemora-se o Dia da Mãe.
A este propósito, aqui fica a história do dia da mãe:

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

No Brasil a  introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921.

A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.

Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

(Fonte: Guia dos Curiosos (Marcelo Duarte) - Portugal)

30/04/2008

Poesia dos nossos meninos...


Aqui fica uma poesia dos nossos meninos sobre a Liberdade:

" Liberdade
Ser livre é respirar ar puro,
Bricar ao ar livre,
É poder rir,
É sorrir,
Comer chocolate,
Cantar,
Ver o arco-íris,
jogar à bola,
ver o mar,
observar o céu,
e ler, ler bastante!"

Poesia colectiva realizada pelos alunos do 1º e 2º ano de escolaridade.

22/04/2008

Reunião - Dia 23 de Abril 2008 - 18h30


Convocatória
Convocam-se todos os Encarregados de Educação para uma reunião que terá lugar, 4ª.feira - dia 23 de Abril de 2008 pelas 18h30 na Escola E.B.1 Eça de Queirós - Bairro de São Jorge.
Não Falte!
A sua presença é muito importante!
A Associação de Pais
Bairro de São Jorge
17 de Abril de 2008

Auxilios Económicos - Informação

Aqui fica uma informação, que nos foi remetida pelas professoras e para a qual solicitamos a vossa especial atenção:

"Informação 31- 17/04/08
Exmºs Encarregados de Educação
Vimos, por este meio, informar que vão decorrer, a decorrer as candidaturas aos Auxílios Económicos para o ano lectivo 2008/2009:
2º, 3º e 4º ano – 1 a 31 de Maio;
Pré-Escolar e 1º ano- 1 a 15 de Julho.
Os impressos de candidatura serão entregues, mediante manifestação de interesse na acima mencionada candidtura.A documentação a ser entregue juntamente com o impresso encontra-se descrita em edital, afixado na entrada da escola.
Deverá ser consultada, consoante a situação de cada agregado familiar proponente.As referidas candidaturas deverão ser entregues na Secretaria do Agrupamento de Escolas Vasco Santana, das 9.30 às 15.00, de acordo com as datas referidas.
Com os melhores cumprimentos. A Professora Helena"

22 de Abril - Dia Mundial da Terra


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Terra.
Aqui fica um texto sobre este dia, que nos foi enviado pelas professoras dos nossos meninos:

DIA MUNDIAL DA TERRA

"O Dia da Terra foi criado a 22 de Abril de 1970, quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson, realizou o primeiro protesto (reclamação, queixa) nacional contra a poluição.
Anos depois, em 1990, vários países adoptaram a data como Dia Mundial da Terra. Desde a sua criação, o dia 22 de Abril tem servido como dia de reflexão e de discussão.
Todos nós sabemos que a Terra tem enfrentado enormes problemas que vão desde a escassez da água, destruição de florestas, degradação dos solos, entre outros males que destroem o nosso planeta e põem em risco a vida de todos os seres vivos. Para mantermos o equilíbrio da Terra é preciso ganharmos consciência (termos conhecimento) destes problemas.
Não devemos acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, uma vez que não há maneira de repô-los (tornar a pô-los). Temos o dever e a obrigação de cuidar, preservar e respeitar o nosso querido planeta e tudo o que de bom ele nos oferece.
Lembra-te que a Terra dar-te-á, de volta, tudo aquilo que lhe deres.
Por isso AMA-A!
E agora uma curiosidade!
Sabias que o nosso planeta também tem uma espécie de Declaração Universal de Direitos? É isso mesmo. Quando a ONU foi criada, em 1945, as grandes atenções direccionavam-se para a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento equitativo (justo, em que há igualdade). Os temas relacionados com o ambiente ainda não constituíam uma preocupação comum, da mesma maneira que era dada pouca importância ao bem-estar ecológico. Só a partir de 1972 é que a segurança ecológica passou ser a quarta preocupação principal das Nações Unidas. Por volta do ano de 2002, a ONU aprovou a "Carta da Terra", baseada em princípios e valores fundamentais, que orientam os povos no que se refere a um desenvolvimento equilibrado e justo. A Carta da Terra é, por assim dizer, um código ético planetário."

20/04/2008

Boletim " O Salvador"...


Aqui fica um trabalho realizado pelos nossos meninos para o BOLETIM «O SALVADOR», da responsabilidade do Gabinete de Protecção Civil- Câmara Municipal de Odivelas.

15/04/2008

A Ramada está de Parabéns!


A Ramada está a comemorar o 7º. Aniversário da Elevação à Categoria de Vila.
Aproveitamos para registar aqui o convite da Junta de Fregueisa para as comemorações e também para expressar o nosso voto de parabéns à Vila da Ramada!

"CONVITE:
A Junta de Freguesia da Ramada convida toda a população a participar nas comemorações do 7º Aniversário da Vila da Ramada.
As comemorações começam no dia 12 de Abril com um dia dedicado ao desporto, no dia 17de Abril temos uma inauguração de uma Exposição e no dia 19 de Abril a Sessão Solene no Auditório da Junta de Freguesia.
Junte-se a nós e celébre connosco mais um aniversário da nossa freguesia."

Parece que agora é que é...


Parece que agora é que vamos ter uma nova "escolinha" no nosso Bairro.
Recebemos a notícia com enorme alegria e por isso também aqui transcrevemos na íntegra o comunicado da Câmara Municipal de Odivelas que dá conta disso mesmo:

"Câmara Municipal de Odivelas - Aviso à população nº. 07/2008

Investimento Municipal no Bairro de S. Jorge - Freguesia da Ramada

No Passado dia 12 de março foi aprovado, pela Câmara Municipal de Odivelas, a Emissão de Alvará de Licença de Loteamento para o Bairro de São Jorge.

A proposta, agora objecto de deliberação, apresenta condições mais aceitáveis, uma vez que contempla a redução de todos os parâmetros urbanísticos e melhora significativamente o desenho urbano, com a supressão de 3 lotes de construção.

Com a execução deste loteamento, irá ser construída de raiz, uma Nova Escola do Ensino Básico, que duplicará a oferta actual de 48 para 96 alunos e acrescentará uma nova valência de Pré-Escolar para 50 alunos, numa obra orçada em 1.700.000euros(Um Milhão e Setecentos Mil Euros).

Vão também ser alvo de melhoria significativa as condições de estacionamento ao longo da Rua Alexandre Herculano e a sua inserção no Bairro do Borrageiro.

Estamos a trabalhar para a melhoria da qualidade de vida neste concelho, implementando uma nova geração de políticas locais, na educação, na saúde, na cultura, no ambiente, na mobilidade, na requalificação urbana, promovendo uma cidadania inclusiva, de combate à exclusão social de consolidação de uma democracia mais responsável e participativa.

Juntos estamos a fazer do Concelho de Odivelas e da Freguesia da Ramada, uma Terra com Oportunidades para Todos."


Este é o texto, na íntegra, do comunicado que pensamos nós todos os moradores do nosso Bairro, terão recebido nas suas caixas de correio.

Porque sempre lutámos por melhores condições na nossa "escolinha" (velha, é certo, mas agora "de cara lavada"), estamos crentes que agora sim SERÁ DE VEZ, vamos ter um ESCOLA NOVA!

27/03/2008

Atenção Skaters!...


Chegou-nos uma mensagem que aqui publicamos e que esperamos seja do vosso agrado:

" Olá amigos Skaters, Este Sábado 29 de Março, realiza-se a primeira etapa do Campeonato Street Skate Sub16, em Odivelas, apareçam!... passem palavra.

Trata-se de um desporto com cada vez maior aceitação e por isso não quisémos deixar passar a oportunidade...Aproveitem este sábado e passem pelo Skate Parque que fica junto às Piscinas de Odivelas!

24/03/2008

Visitem o site...


Esperamos que as férias da Páscoa vos estejam a correr bem! Aproveitem e visitem C M Odivelas...

Continuação de boas férias...e não se esqueçam de Lêr!

14/03/2008

Férias da Páscoa...


Aqui fica mais uma informação que nos chegou das professoras dos nossos meninos...

" Informação 24- 11/03/08
Exmºs Encarregados de Educação
Vimos, por este meio, informar que as aulas serão interrompidas de 17/03/08 a 28/03/08 inclusivé. Sendo que retomam o normal funcionamento a 31/03/08. Dia esse em que, também, serão vendidas as senhas de refeição.
A entrega das avaliações do 2º período, será no dia 20/03/08, entre as 9.00 e as 13.00. A sua presença é fundamental!

Com os melhores cumprimentos.
As professoras".

Agora resta-nos desejar-vos boas férias...Ah! E não se se esqueçam, aproveitem para descansar e já agora revejam com os vossos pais alguma matéria em que tenham sentido alguma dificuldade!
BOAS FÉRIAS!
E acrescentamos agora esta sugestão que nos foi enviada pela professora helena:


"Vamos ler! :)
Seleccionar uma obra da lista de livros em Plano Nacional de Leitura
Ler permite-nos conhecer outras culturas, viajar, descobrir outras paisagens,...
Aproveitem esta pausa para ler...bastante!!!
Profª Helena".

29/02/2008

II Peddy Paper do Salvador


Fica mais uma informação que as professoras dos nossos meninos nos fizeram chegar:

"
Exmo. Encarregado de Educação:
Informa-se que, no dia 3 de Março de 2008 (2ª- Feira), o seu educando participará no «II Peddy Paper do Salvador», que irá decorrer na Quinta das Águas Férreas- Caneças, no âmbito da iniciativa promovida pelo Serviço Municipal de Protecção Civil.
Neste dia, é necessário levar um chapéu, lanche e uma garrafa de água.
Neste dia haverá Actividades Extra-Curriculares, pelo que o horário de saída será às 17h15.
Áreas disciplinares:Estudo do Meio e Formação Cívica
Hora de partida:09h00
Hora de chegada (prevista):15h00
Custo:Gratuito
Transporte:Autocarro
As professoras".



27/02/2008

Exposição dos desenhos dos nosso meninos...


Fica mais uma informação das professoras dos nossos meninos, desta feita a propósito do concurso "Vou de férias com os meus donos":

Informação 22- 26/02/08
"Exmºs Encarregados de Educação
No âmbito do concurso « Vou de férias com os meus donos», promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, através da Divisão de Prevenção HigioSanitária do Departamento de Ambiente e Salubridade, vimos, por este meio, agradecer a sua colaboração no trabalho realizado com o seu educando.
Informamos, ainda, que os trabalhos acima mencionados estarão expostos no átrio de entrada da Escola EB2/3 Vasco Santana, de 26 de Fevereiro até ao dia 10 de Março de 2008, inclusivé.
Na exposição existe um livro de honra...contamos com o seu contributo!
Com os melhores cumprimentos.
As Professoras"

Quanto a nós, reforçamos o convite para que visitem a exposição!



13/02/2008

Informação...


Fica mais uma informação que as professoras nos fizeram chegar e para a qual pedimos a vossa melhor atenção:

Informação 21- 13/02/08
"Exmºs Encarregados de Educação
Vimos, por este meio, informar que foram detectados dois casos de varicela na nossa escola.
Após contactarmos a Enfermeira da Saúde Escolar não é caso para alarme. No entanto, deverá ter em consideração, no seu educando, os seguintes sintomas:
- febre;
- dores de cabeça;
- mal estar;
- falta de apetite.
Grata pela sua colaboração.
Com os melhores cumprimentos.
As Professoras."

Violência nas escolas


Aqui fica um artigo da escritora Alice Vieira que escreve no JN, quinzenalmente, aos domingos:

“Li num jornal que a senhora ministra da Educação está contente. E, quando os nossos governantes estão contentes, é como se um sol raiasse nas nossas vidas. E está contente porque, segundo afirmou, a violência nas escolas portuguesas, afinal, não existe.
Ao que parece, andamos todos numa de paz e amor, lá fora é que as coisas tomam proporções assustadoras, os nossos brandos costumes continuam a vingar nos corredores de todas as EB, 2/3, ou como é que as escolas se chamam agora.
Tenho muita pena de que os nossos governantes só entrem nas escolas quando previamente se fazem anunciar, com todas as televisões atrás, para que o momento fique na História. É claro que, assim, obrigada, também eu, anda ali tudo alinhado que dá gosto ver, porque o respeitinho pelo Poder é coisa que cai sempre bem no coração de quem nos governa, e que as pessoas gostam de ver
em qualquer telejornal.
Mas bastaria a senhora ministra entrar incógnita em qualquer escola deste país para ver como a realidade é bem diferente daquela que lhe pintaram ou que os estudos (adorava saber como se fazem alguns dos estudos com que diariamente se enchem as páginas dos jornais) proclamam. É claro que não falo daquela violência bruta e directa, estilo filme americano, com tiros, naifadas e o
mais que houver.
Falo de uma violência muito mais perigosa porque mais subtil, mais pela calada, mais insidiosa.
Uma violência mais "normal".
E não há nada pior do que a normalização, do que a banalização da violência.
Violência é não saberem viver em comunidade, é o safanão, o pontapé e a bofetada como resposta habitual, o palavrão (dos pesados...) como linguagem única, a ameaça constante, o nenhum interesse pelo que se passa dentro da sala, a provocação gratuita ("bata-me, vá lá, não me diga que não é capaz de me bater? Ai que medinho que eu tenho de si...", isto ouvi eu de um aluno quando a pobre da professora apenas lhe perguntou por que tinha chegado tarde...)
Violência é a demissão dos pais do seu papel de educadores - e depois queixam-se nas reuniões de que "os professores não ensinam nada".
Porque, evidentemente, a culpa de tudo é sempre dos professores - que não ensinam, que não trabalham, que não sabem nada, que fazem greves, qualquer dia - querem lá ver? - até fumam...
Os seus filhos são todos uns anjos de asas brancas e uns génios incompreendidos.
Cada vez os pais têm menos tempo para os filhos e, por isso, cada vez mais os filhos são educados pelos colegas e pela televisão (pelos jogos, pelos filmes, etc.). Não têm regras, não conhecem limites, simples palavras como "obrigada", "desculpe", "se faz favor" são-lhes mais estranhas do que um discurso em Chinês - e há quem chame a isto liberdade.
Mas a isto chama-se violência. Aquela que não conta para os estudos "científicos", mas aquela da qual um dia, de repente, rompe a violência a sério.
E então em estilo filme americano.
Com tiros, naifadas e o mais que houver. “

Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, actualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos.
Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.
Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.

Viva o carnaval!


Ah pois é...até um "diabinho" se juntou à nossa Festa!
O Carnaval foi comemorado e de que maneira, na nossa escolinha...
Parabéns aos nossos meninos, às professoras e auxiliar por continuarem a manter vivas estas tradições!

01/02/2008

Mãos à obra...


Aqui fica mais uma informação que as professoras dos nossos meninos nos fizeram chegar:

Informação 19- 31/01/08
"Exmºs Encarregados de Educação

No âmbito do concurso « Vou de férias com os meus donos», promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, através da Divisão de Prevenção HigioSanitária do Departamento de Ambiente e Salubridade, vimos, por este meio, solicitar a sua colaboração para um trabalho a desenvolver com o seu educando.
Assim, deverão fazer um cartaz (com a dimensão aproximada de uma cartolina tamanho A2que sensibilize a população para o não-abandono dos animais de estimação durante os períodos de férias.
Os trabalhos a realizar deverão ser trabalhos manuais, tais como desenhos, esculturas ou outros, recorrendo à reutilização e/ou reciclagem de materiais.
O trabalho deve ser entregue no dia 7/02/08.
Com os melhores cumprimentos.
As Professoras."

Obrigado Guilherme André e Tiago Oliveira...


Recebemos uma mensagem que não resistimos a publicar:

Amiguinhos,
Espero que hoje se divirtam muito e lembrem-se que é preciso que entre todos vocês coleguinhas, continuem sempre a ser muito amigos.
Um antigo aluno, mas sempre vosso amigo. Guilherme André


Continuem a comer bem.
E obrigado aos professores e auxiliares por terem dado almoços na escola
Tiago Oliveira.


Obrigado Guilherme e Tiago, sempre que nos quiserem visitar têm a porta da nossa escola sempre aberta...

31/01/2008

Já temos Associação!


Depois de muito tempo a funcionar como comissão instaladora, finalmente a nossa Associação conseguiu avançar para a eleição dos orgãos sociais.
Assim e na sequência da reunião de hoje, na nossa escola, conseguimos avançar com o processo de formalização.
Na reunião estiveram presentes apenas 10 encarregados de educação/pais (poucos, mas bons!), sendo 5 da comissão instaladora: Joaquim Maralhas, Maria da Conceição Cruz, Catarina Espírito Santo, Maria do Carmo Landim e a Carla Ramos e mais 5 "corajosos": Vitor Real, Dolores Paulo, Cláudia Patrícia Nunes, Carla Maralhas e Maria Florbela Monteiro.
Com boa vontade, como sempre, lá se conseguiu avançar com uma Lista candidata, que depois de cumpridas as formalidades deu origem à seguinte composição dos orgãos sociais:

Mesa da Assembleia Geral:

Presidente - Cláudia Patrícia Nunes
1º. Secretário - Maria da Conceição Cruz
2º. Secretário - Maria do Carmo Landim

Conselho Executivo:

Presidente - Maria Florbela Monteiro
Vice-Presidente - Dolores Paulo
Tesoureiro - Vítor Real
Secretário - Catarina Espírito Santo

Conselho Fiscal:

Presidente - Carla Sofia Ramos
Vogal - Carla Maralhas

Agora resta-nos desejar as maiores felicidades aos nossos amigos pais para que possam continuar a desenvolver um bom trabalho em pról das nossas crianças e acima de tudo e em nome da Comissão Instaladora cessante, MUITO OBRIGADO por não deixarem cair um projecto em que todos nós acreditamos!

HOJE - Reunião - 5ª.feira - 31 Janeiro - 18h00


Fica a informação...
"Convocatória

Convocam-se todos os pais e encarregados de educação para a reunião que irá ter lugar na próxima 5ª. feira – 31 de Janeiro – pelas 18h00, na Escola E.B.1 Eça de Queirós-Bº. de São Jorge.

Assunto: Eleição dos novos orgãos sociais da Associação de Pais.

A sua presença é fundamental!
Não falte!

Bairro de São Jorge, 24 de Janeiro de 2007

Nota: Os encarregados de educação, interessados em integrar a lista para os orgãos sociais devem ir munidos de fotocópia do BI e do cartão de contribuinte."

30/01/2008

Pais à conversa...


A Câmara Municipal de Odivelas, através da Divisão de Saúde e da Prevenção das Toxicodependências, promove um Ciclo de Conversas, denominado " Pais à conversa...sobre prevenção de comportamentos de risco".
Ontem, 3ª.feira, estivémos na primeira dessas conversas...

Ficam algumas fotos da conversa que teve lugar na Escola Secundária da Ramada e onde estiveram presentes integrando a mesa (na foto e por esta ordem da esquerda para a direita), da empresa Educação Viva, Mónica Nabais, a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, o vereador da saúde da C.M.Odivelas, José Esteves e a vogal da Junta de Freguesia da Ramada, Ana Monteiro.

Com a sala bem composta, marcaram também presença outras associações de pais, num encontro onde se procuraram encontrar respostas para algumas questões que já foram ou mais tarde, ou mais cedo irão ser colocadas pelos nossos filhos e para as quais a maior parte da vezes não temos respostas.

Mas claro está que será difícil transcrever para o nosso blog tudo aquilo de que se falou ontem, por isso fica o convite para as próximas conversas:

Ciclo de Conversas |2008:
12.02 Freguesia de Caneças | 21h00 - Esc. E.B. 2,3 dos Castanheiros
26.02 Freguesia da Póvoa de Santo Adrião | 21h00 - Esc. Sec. Pedro Alexandrino
04.03 Freguesia da Pontinha | 21h00 - Esc. E.B. 1 Mello Falcão
08.04 Freguesia do Olival Basto | 18h30 - Esc. E.B.1/JI do Olival Basto
22.04 Freguesia de Odivelas | 19h00 - Pavilhão Polivalente - Rua Aquilino Ribeiro
06.05 Freguesia de Famões | 21h00> Esc. E.B.1/JI Veiga Ferreira

Agora é só uma de questão de escolherem a que bem entendam e que vos der mais jeito assistir e fica uma garantia...VALE A PENA!





(fotos:Eduardo Sousa-Photomodels)

Carnaval - Informação...


Fica uma informação que as professoras dos nossos meninos nos fizeram chegar...

"Informação 18- 29/01/08
Exmºs Encarregados de Educação
Na próxima sexta-feira, dia 1 de Fevereiro de 2008, iremos realizar um pequeno desfile de Carnaval na nossa escola. Assim, neste dia, o seu educando poderá vir mascarado da personagem que desejar.
Solicitamos a sua contribuição (sumo, batatas fritas, bolo, sandes,...), para que após o desfile os alunos possam partilhar num lanche convívio.
Mais se informa que as aulas serão interrompidas entre os dias 2 e 6 de Fevereiro de 2008. As aulas retomam na quinta-feira, dia 7 de Fevereiro de 2008. Quem não tiver, deverá adquirir as senhas de refeição, neste dia.
Sem outro assunto.
Com os melhores cumprimentos.
A Professora"

Bom Carnaval...divirtam-se!

23/01/2008

Vêm aí a Kidzania - 2009‏


Chegou-nos também esta informação que não resisitimos a publicar!
"Preparem as bolsas para as criancinhas se divertirem.......!!!! Previsto para 2009, vem aí o maior centro comercial do país e um dos maiores da Europa, o Dolce Vita Tejo - 300 lojas e 9000 lugares de estacionamento: 423 000 m2 de construção. É na Amadora (Quinta da Falagueira) e vai trazer esta coisa para os nossos filhos, em desfavor das nossas carteiras:
Podem consultar em A Cidade dos Miúdos
Com 6500 metros quadrados, terá um hospital, uma universidade, espaços desportivos, pista de fórmula 1, estúdios de televisão, uma redacção de um jornal, uma escola de culinária, teatro e até um quartel de bombeiros. Tudo à disposição dos miúdos, que serão acompanhados por 250 monitores durante as quatro horas de permanência na cidade.A entrada na cidade Kidzania, faz-se por uma porta de embarque de aeroporto. Aos miúdos é colocada uma pulseira com GPS, que serve para poderem ser acompanhados de fora pelos pais (estes não entram na cidade).Embarcam num avião que simula uma viagem e depois desembarcam já na cidade feita à sua medida.
"Estou convencido de que o projecto irá fazer concorrência directa ao Oceanário e ao Jardim Zoológico de Lisboa", comenta Jaime Lopes,presidente executivo da Chamartín, que espera a visita de 500 mil crianças em cada ano.O gestor dá como exemplo a Kidzania recentemente inaugurada no Japão e que já tem lotação esgotada por vários meses. Ainda não se sabe quanto será o preço do bilhete, mas Jaime Lopes dá como referência o valor praticado na Kidzania da Cidade do México, de onde é originário o conceito, onde se pagam 16 euros por criança.

Veja o filme do Kidzania em Youtube-A Cidade dos Miúdos

Projecto Gripenet


A Câmara Municipal de Odivelas através da Divisão de Saúde e da Prevenção das Toxicodependências fez-nos chegar um ofício sobre o Projecto Gripenet.
A participação no projecto pode ser efectuada por todos os cidadãos, bastando para tal que se inscrevam no site do Projecto Gripenet e preencham, regularmente, o seu questionário de sintomas. Podem igualmente gerir os dados de filhos pequenos ou idoso a cargo.

21/01/2008

Reunião - 4ª.feira - 23 Janeiro - 18h00


Fica a informação...
"Convocatória

Convocam-se todos os pais e encarregados de educação para a reunião que irá ter lugar na próxima 4ª. feira – 23 de Janeiro – pelas 18h00, na Escola E.B.1 Eça de Queirós-Bº. de São Jorge.

Assunto: Esclarecimentos solicitados à Comissão Instaladora da Associação sobre o funcionamento da escola.

A sua presença é fundamental!
Não falte!
Bairro de São Jorge, 18 de Janeiro de 2007"

18/01/2008

A Estrela...


Na passada quinta-feira, os nossos meninos foram ao Teatro Politeama assistir à peça infanto-juvenil A ESTRELA.
Aqui fica um pequeno resumo dessa peça encenada por Filipe La Féria, a partir do livro de Vergílio Ferreira:


A magia da Estrela
Em “A Estrela”, narra-se a história simples e cativante de Pedro, uma criança de 7 anos que um dia, à meia-noite, sobe ao alto de uma igreja, existente no cimo da Serra da sua aldeia, para roubar uma estrela ímpar. Não era uma estrela qualquer, era simplesmente a estrela mais bonita e brilhante do céu. Porém, o roubo é descoberto por um velho muito velho, e toda a aldeia se revolta contra aquele acto que assim defraudara o património comum. Quando se descobre a verdade, o pai de Pedro exige que ele reponha a estrela roubada no seu lugar originário. Porém, ao restituir a estrela, noutro dia à meia-noite, perante toda a comunidade emocionada, Pedro cai da Torre da Igreja e morre. Aquela estrela singular e o acto de Pedro perduraram na memória de todos até ao presente.
“Um dia, à meia-noite, ele viu-a”
Filipe La Féria recria A Estrela ,situando-a na sua memória alentejana, tão próxima do autor de Aparição e utilizando a magia do teatro de sombras aliado às novas tecnologias do vídeo e do laser. A música de António Leal valoriza e aproxima dos jovens espectadores o estilo fluente e vivido de Vergílio Ferreira na sua matriz rural e na tradição oralizante do canto popular.
A Estrela distingue os três grandes modos literários: (lírico, narrativo e dramático), universais e acrónicos, motivando os jovens espectadores para a literatura e exploração dos signos e sinais do belo conto de Vergílio Ferreira no seu registo maravilhoso, ficção não-verosímil, regida por um singular pacto narrativo que suspende a lógica racional. Como em “Alice no País das Maravilhas”, o jovem espectador atravessa para o outro lado do espelho, suspendendo os princípios de uma lógica empírica e racional, passando a reger-se pelas leis de um mundo de fantasia e de sonho.
A posse da Estrela significa crescimento, busca da própria identidade, conquista de uma nova condição, nascimento para uma outra vida. Pedro, quando rouba a Estrela, assemelha-se a Prometeu, roubando o fogo à roda do Sol. Pedro evoca a figura de Ícaro, que com as suas frágeis asas de cera se aproxima demasiado do Sol. Porém, sonhador e impaciente, ao voar sobre o labirinto em direcção ao Céu, o jovem Ícaro queima as suas asas no fogo do Sol. Nesta bela alegoria, a Estrela é roubada por uma criança, um idoso denuncia o seu desaparecimento e um artista celebra, sentidamente, a maravilhosa lenda duma criança e da sua Estrela.

Vergílio Ferreira (1916 – 1996)

Escritor português, natural de Melo, Gouveia. Passou a maior parte da sua infância com as tias maternas, que lhe contavam histórias maravilhosas. Os seus pais tinham emigrado para os Estados Unidos da América. Aos dez anos de idade ingressou no seminário do Fundão que abandonou em 1932 e daria a origem ao seu romance “Manhã Submersa”. Após deixar o seminário, terminou o curso liceal na Guarda e em 1936 entrou para a Faculdade de Letras de Coimbra, onde se formou em Filologia Clássica em 1940. Em 1940 publica o primeiro romance “O Caminho fica longe” e leccionou em diversos liceus do País: Faro, Bragança e Évora, que deixou profundas marcas em vários romances, principalmente o Alentejo (“Aparição”). A partir de 1959 é professor no liceu Camões, em Lisboa.
Inicialmente ligado ao neo-realismo, evolui a sua obra no sentido duma temática existencialista e de um humanismo trágico. A sua obra é atravessada por uma constante reflexão sobre a condição humana, um constante registo das grandes interrogações do homem, da procura de sentido para as razões essenciais da vida e da morte. É considerado um dos grandes escritores da Língua Portuguesa e o seu conto A Estrela uma belíssima alegoria do acesso do humano ao divino, da mentira à verdade, da sombra à luz, da realidade ao sonho, da vida ao Teatro.

Informação...


Fica uma informação que recebemos das professoras dos nossos meninos, e para a qual devemos tomar toda a atenção:

" Informação 16- 18/01/08
Exmo Sr. Encarregado de Educação,
Como é do Vosso conhecimento, as lêndeas e os piolhos, nestas faixas etárias são de fácil propagação.
Após termos tido conhecimento de um caso de lêndeas na escola, vimos, por este meio, relembrar alguns conselhos:
- Pentear o cabelo diariamente, porque isso parte as pernas dos piolhos e eles assim não se conseguem agarrar ao cabelo;
- Fazer uma inspecção semanal ao cabelo:
- Quando os piolhos são detectados, deve ser feito um tratamento rápido a toda a família, para eliminar os piolhos de forma eficaz;
- Não esquecer de informar a escola, amigos e família quando os piolhos são detectados;
- Não tenha vergonha, os piolhos gostam de cabelos limpos;
- O controlo do piolho começa em casa, com os pais. A escola não tem a responsabilidade de fazer a inspecção dos cabelos dos alunos.
Melhores cumprimentos
A Professora"

Agora é só tomar as devidas precauções...
Bom fim-de-semana.

16/01/2008

Alteração da ementa no dia 15...


Ontem, dia 15 de Janeiro a ementa dos nossos menisnos sofreu uma alteração.
Nada muito preocupante parece-nos a nós, contudo e porque tudo tem uma explicação, aqui fica ela, enviada pelas professoras:

"Informação 15- 15/01/08
Exmo Sr. Encarregado de Educação,
Como é do Vosso conhecimento, a comida da nossa escola é confeccionada numa outra escola, dado funcionarmos em sistema de catering.
Hoje, dia 15/01/08, por motivos de falta de água nessa escola e consequente encerramento da mesma, foi necessário alterar o local de confecção da comida e, também, a ementa. Daí ter sido servido arroz de atum, como prato principal e pêra como sobremesa e não ter havido sopa.
Lamentamos o sucedido.Mas, foi uma situação pontual.
Melhores cumprimentos.
A Professora"

Fica o esclarecimento, que aliás foi enviado aos encarregados de educação, sob a forma de comunicado.

09/01/2008

Pais à conversa...


A Câmara Municipal de Odivelas, através da Divisão de Saúde e da Prevenção das Toxicodependências, promove um Ciclo de Conversas, denominado " Pais à conversa...sobre prevenção de comportamentos de risco".
Assim, deixamos aqui o calendário do evento, e reforçamos o convite para que assistam a estas conversas que irão ser seguramente do interesse de todos.

Ciclo de Conversas |2008:
29.01 Freguesia da Ramada | 21h00 - Esc. Sec. da Ramada
12.02 Freguesia de Caneças | 21h00 - Esc. E.B. 2,3 dos Castanheiros
26.02 Freguesia da Póvoa de Santo Adrião | 21h00 - Esc. Sec. Pedro Alexandrino
04.03 Freguesia da Pontinha | 21h00 - Esc. E.B. 1 Mello Falcão
08.04 Freguesia do Olival Basto | 18h30 - Esc. E.B.1/JI do Olival Basto
22.04 Freguesia de Odivelas | 19h00 - Pavilhão Polivalente - Rua Aquilino Ribeiro
06.05 Freguesia de Famões | 21h00> Esc. E.B.1/JI Veiga Ferreira

Apareça! Faça com que a prevenção aconteça!