Este Blog também é Teu !

Escola EB1/JI Eça de Queiroz - Rua Eça de Queiroz - Bairro de São Jorge - 2675-217 RAMADA - Telef.: 21 981 75 10 (Escola)

Ajuda-nos a mantê-lo actualizado - Envia as tuas sugestões para paisecaqueiros@gmail.com

Visita-nos, também, em www.facebook.com/apais.dequeiroz

11/07/2007

Festas da Cidade de Odivelas 2007


As Festas da Cidade de Odivelas já começaram! De 6 a 15 de Julho o Parque Urbano do Silvado vai receber dez dias intensos de diversão, cultura e espectáculo. A Junta de Freguesia de Odivelas conta mais uma vez com a participação da população para continuar a fazer desta iniciativa a maior e mais popular do concelho.

Programa:

PALCO 1 - 22H00

Dia 6 – Quim Barreiros
Dia 7 – Peste & Sida
Dia 8 – Bombocas
Dia 9 – Banda Unified Theory
Dia 10 – Ana Duarte
Dia 11 – Bandas do concurso “Bandas Procuram-se”
Dia 12 – Segredos da Lua
Dia 13 – Mickael Carreira – entrada paga € 5,00
Dia 14 – Almagémeas e Festa da Música
Dia 15 – Banda Rapunzel

PALCO 2 – 20H30

Dia 6 (6.ª feira) – Conjunto Musical “Inéditos”
Dia 7 (Sábado) – Rancho Folclórico “Os Moleiros do Pomarinho”
Dia 8 (Domingo) – Rancho Folclórico “Os Camponeses de Odivelas”
Dia 10 (3.ª feira) – Rancho Folclórico “Os Saloios de Odivelas”
Dia 11 (4.ª feira) – Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas
Dia 12 (5.ª feira) – Sociedade Musical Odivelense
Dia 14 (Sábado) – Grupo de cantares tradicionais Água Doce da Associação Ecos do Alentejo
Dia 15 (Domingo) - Conjunto Musical “Inéditos”

02/07/2007

02 de Julho...


A 02 de Julho de 2004, morria Sophia de Mello Breyner Andresen, 84 anos, um dos maiores vultos da Literatura portuguesa, filóloga, poeta, dramaturga, ensaísta, mestre do conto.
Sophia de Mello Breyner Andresen recebeu o Prémio Camões, o Prémio Rainha Sophia e o Prémio Rosalia de Castro, de Espanha, o Prémio Max Jacob Étranger, de França, e o Prémio Petrarca, de Itália.
Anti-fascista, opositora à Ditadura do Estado Novo, co-fundadora da Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos, Sophia de Mello Breyner Andresen foi deputada à Assembleia Constituinte (1975), pelo PS. Era oficial da Ordem de Santiago e Espada, Grã Cruz da mesma Ordem e Grã Cruz da Ordem do Infante D.Henrique da República Portuguesa.
O dia 02 de Julho é ainda marcado pelo desaparecimento de outros grandes nomes da literatura do século XX. Há 30 anos, em 1977, morria o escritor de origem russa Vladimir Nabokov, autor de "Lolita" e "Ada". Em 1961, desaparecia igualmente o escritor norte-americano Ernest Hemingway. Também neste dia, em 1778, morria Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês de origem suíça, autor de "O Contrato Social".
Há 130 anos, em 1877, nascia o escritor suíço de origem alemã Hermann Hesse, Nobel da Literatura em 1946, autor de "O Lobo das Estepes" e "Sidhartha".
Há 90 anos, em 1917, a Ford produzia o primeiro camião.
Há 70 anos, em 1937, a aviadora norte-americana Amélia Earhart desaparecia ao sobrevoar o Oceano Pacífico, na primeira tentativa de volta ao mundo de avião.
Há 60 anos, em 1947, a União Soviética recusava o Plano Marshall de apoio à reconstrução europeia no pós-guerra. No mesmo dia, caía um objecto voador não identificado sobre a base aérea norte-americana de Roswell, mais tarde identificado como restos de um balão meteorológico, pelas autoridades militares dos Estados Unidos.
Há dez anos, em 1997, morria o actor norte-americano James Stewart, protagonista de "Janela Indiscreta", "Do Céu Caiu Uma Estrela", "Peço a Palavra" e "Harvey".
Nesta data, em 1542, há 465 anos, surgia o primeiro colégio da Companhia de Jesus em Portugal, fundado em Coimbra pelo padre Simão Rodrigues, escritor, pintor e um dos agentes da denúncia do humanista Damião de Góis ao Tribunal da Inquisição.
Em 1678, o capitão inglês Thomas Savery registava a patente do primeiro modelo da máquina a vapor. Em 1890, a conferência internacional de Bruxelas punha fim ao tráfico de escravos e à venda de álcool aos povos do continente africano.
Em 1964, o presidente norte-americano Lyndon Johnson promulgava a Lei de Direitos Civis, tornando ilegal a segregação racial em vigor em vários Estados do Sul. Em 1966, os restos mortais do padre Bartolomeu de Gusmão, inventor da Passarola, eram trasladados de Espanha para o Brasil.
Em 1969, o bispo do Porto D.António Ferreira Gomes regressava a Portugal, depois de onze anos de exílio. A PIDE, no entanto, iria mantê-lo sob vigilância, até 25 de Abril de 1974. O exílio do Bispo do Porto deveu-se à publicação da carta que endereçara ao ditador Oliveira Salazar, criticando a política corporativista do regime. D.António Ferreira Gomes seria então proibido de entrar no país, acabando por desenvolver uma acção determinante, durante esse período, no Concílio Vaticano II, do Papa João XIII.
Em 1974, os Estados Unidos e a União Soviética concordavam limitar as experiências nucleares subterrâneas. Em 1976, era criada a Provedoria de Justiça. Em 1984, o atleta português Fernando Mamede batia, em Estocolmo, o recorde do mundo dos 10.000 metros, com 27m13s, batendo a marca estabelecida dez anos antes.
Em 1988, a 19ª conferência nacional do Partido Comunista da União Soviética aprovava as bases para a criação de um sistema presidencial. Em 1991, o Iraque destruía mísseis balísticos, sob a orientação da ONU. E, no mesmo dia, desaparecia a actriz norte-americana Lee Remick, co-protagonista, com James Stewart, de "Anatomia de Um Crime", um filme de Otto Preminger.
Em 2000, o candidato do Partido de Acção Nacional do México, Vicente Fox, vencia as eleições presidenciais, pondo fim a 71 anos de hegemonia do Partido Revolucionário Institucional. Em 2003, o clube inglês de futebol Chelsea era comprado por Roman Abramovich, um dos homens mais ricos da Rússia. No mesmo dia, a imprensa de Paris noticiava a descoberta de seis canções inéditas de Edith Piaf, nos arquivos da Biblioteca Nacional de França.
Em 2005, o presidente palestiniano Mahmud Abbas convidava o grupo islâmico Hamas a integrar de imediato o Governo e a supervisionar, com as autoridades da Palestina, a retirada de Israel da Faixa de Gaza. No mesmo dia, morria Ernest Lehman, 89 anos, dramaturgo norte-americano, autor do argumento de "Intriga Internacional", de Alfred Hitchcock.
Em 2006, o Movimento para o Socialismo do presidente boliviano Evo Morales vencia as eleições constituintes, sem maioria. E a aviação israelita bombardeava o gabinete do primeiro-ministro palestiniano Ismail Haniyeh, em Gaza.
Neste dia, há um ano, morria Lucinda Alves Viana Martins, 93 anos, a primeira mulher autarca depois de 25 de Abril de 1974.

Fonte: Lusa